Trabalhamos de forma contextualizada e significativa. Partimos sempre da realidade social e cultural do Município, abordando-a em temas transversais que vão se ampliando cada vez mais, até chegarmos à realidade do Estado, do Brasil e do Mundo. O conhecimento é reconstruído pelos alunos na execução de projetos desenvolvidos em sala de aula (Pedagogia de Projetos) que abrangem todos os conteúdos e superam a fragmentação do conhecimento. Desta forma, obtemos o sucesso escolar como conseqüência de um trabalho fundamentado, responsável e bem estruturado que, realmente, introduz os alunos nos significados da cultura e das ciências. Inserimos, nesse contexto, medidas sócio-educativas que envolvam os pais e a comunidade nas atividades da escola, e que os desperte para a importância da educação dos filhos e de si mesmos.
Visamos a inclusão social e a profissionalização da população de baixa renda, e para isto, trabalhamos a conscientização, a valorização e a participação ativa de todos os profissionais envolvidos no processo educacional. Nossa meta é promover o crescimento dos alunos por meio do desenvolvimento de gestores, coordenadores e professores, ativando a percepção da sua função social como condutores do processo de ensino e de aprendizagem e como elementos co-responsáveis pelo sucesso escolar, oportunizando a aprendizagem de novos saberes e fazeres pedagógicos e provocando a elevação da auto-estima em todos. Nesse contexto, mostramos o quanto é importante “aprender a aprender”, “aprender a fazer”, “aprender a ser” e “aprender a conviver”, os quatro pilares necessários para identificar as causas reais do insucesso escolar e dominar procedimentos pedagógicos específicos que apóiem no combate a essas causas.
Nosso objetivo maior é a sensibilização dos profissionais envolvidos, visando despertar a consciência da cidadania e a importância de construir um ambiente de trabalho eficiente e prazeroso, de convivência saudável, onde possam desenvolver a qualidade.
Em Educação, estamos aptos a:
- Assessorar Secretarias Municipais de Educação na implantação de Planos Municipais de Educação, Conselhos Municipais de Educação, Conselhos Escolares e Regimentos Escolares; na realização de pesquisas sobre analfabetismo, desempenho escolar e outras;
- Orientar, reformular, desenvolver, acompanhar e avaliar Propostas Pedagógicas em Municípios;
- Elaborar projetos e executar cursos de formação continuada para gestores, coordenadores e professores com recursos do FNDE/MEC, utilizando modernas metodologias e técnicas que resultam na elevação do padrão de qualidade de ensino e na melhoria significativa da atuação desses profissionais como membros da equipe educacional;
- Desenvolver cursos para Gestores de Educação, Coordenadores e pessoal administrativo (merendeiras, auxiliares de serviços gerais, porteiros, vigias, etc.);servidores públicos e funcionários administrativos.
- Planejar e realizar cursos de formação continuada para secretários escolares, esclarecendo as dúvidas mais frequentes sobre documentação e regularização de vida escolar.
- Elaborar material didático, direcionado à região e cultura local: módulos de apoio ao aluno e de apoio pedagógico ao professor. Modalidades: Alfabetização;1ª à 4ª série; 5ª à 8ª série; Aceleração da Aprendizagem e Educação de Jovens e Adultos, Educação Inclusiva e outros de interesse da prefeitura;
- Elaborar e acompanhar projetos Educacionais com vistas a recursos do FNDE/MEC, tais como:
- Educação Infantil
- Oficinas de Criatividade na Escola;
- O Lúdico na Educação: jogos e brincadeiras; Brinquedotecas;
- Educação e movimento; o corpo como forma de expressão; danças;
- Arte e educação: artes cênicas, plásticas e musicais;
- Integração Escola x Comunidade;
- Nutrição; Culinária caseira; Alimentação Alternativa;
- Higiene e saúde; Combate às drogas; DSTs;
- Orientação Vocacional;
- Orientação familiar;
- Oficinas desportivas.
- Oficinas para trabalho com jovens, adultos e comunidades;
- e outros.
- Ministrar cursos e palestras sobre temas da atualidade:
- A LDB e as Transformações na Educação;
- Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs;
- Relações Humanas; Relações Interpessoais no Trabalho;
- As Inteligências Múltiplas / Inteligência Emocional;
- Autoestima, indisciplina, agressividade na escola, violência;
- TDA e TDHA
- Ética na Educação; Princípios Éticos e Estéticos; Valores na Educação;
- Projeto Pedagógico de Escola;
- Gestão Participativa: Planejamento Participativo; Gerenciamento Escolar e Qualidade;
- Pedagogia de Projetos; Projetos de Trabalho na Escola;
- Temas Transversais; Transdisciplinaridade, Interdisciplinaridade, Multidisciplinaridade;
- Informática na Educação;
- Educação para o Trânsito;
- Educação Ambiental;
- Estudos da Sociedade e da Natureza: a sociedade e os recursos naturais do Município;
- Alfabetização; Fundamentos e Construção da Leitura e da Escrita;
- Matemática para Séries Iniciais e Finais do Ensino Fundamental: Fundamentos e Construção de Conceitos Matemáticos;
- Demais áreas de Ensino Fundamental; Português, Matemática, Geografia, História, Ciências, Línguas, Artes, Ensino Religioso;
- Turmas Multisseriadas: orientação para o trabalho pedagógico;
- Fracasso Escolar no Brasil: como obter o sucesso?
- Aceleração da Aprendizagem; Dificuldades de Aprendizagem;
- Psicomotricidade e Educação Psicomotora;
- Educação Infantil: Creche e Pré-Escola;
- Ensino Especial: deficiências auditiva, visual, motora, mental e múltiplas; superdotados;
- Avaliação em nova perspectiva; Avaliação Diagnóstica e Processual do Aluno; Avaliação do Processo Educacional;
- Avaliação de Desempenho de Profissionais da Educação;
- Outros cursos de interesse do Órgão.
Este é um trabalho já testado em outros Municípios e validado pelos profissionais que o receberam. Justifica-se por ter obtido relevantes resultados em diversas localidades.